O presente artigo tem como objetivo maior processar informações sobre a respeito do sistema operacional Chrome OS, sistema esse que foi anunciado pela fabricante, Google, em 2009, tendo como maior característica o fato de que a maior parte das ações executadas pelo usuário seriam feitas na nuvem, isto é, teria todo uma interface e um funcionamento voltada para o propósito de trabalhar maior parte do tempo na internet. Tanto para armazenamento de dados quanto para a execução de aplicativos, a computação nas nuvens é propícia com este sistema operacional, mas o mesmo também possui um sistema de armazenagem de aplicações e dados locais, a fim de permitir ao usuário que também trabalhe offline. Em 2011 surgem no mercado os primeiros laptops com o sistema operacional, os chamados Chromebooks.
É importante ressaltar que o Chrome OS está disponível únicamente de forma pré-instalada de fábrica em Chromebooks e que há um sistema equivalente chamado Chromium OS disponível em código aberto para a compilação e uso, sistema esse que serve como base para o desenvolvimento do Chrome.
Google Chrome é um sistema operacional desenvolvido em multilinguagem (principalmente C e assembly), utilizando o Kernel Linux, pertencente a família de sistemas GNU, com interface gráfica própria, desenvolvido sob licença GNU GPL o que garante que seu código ficará aberto para a comunidade e que possui como alvo o mercado de computadores pessoais portáteis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário